Dossiê Schopenhauer

Dossiê Schopenhauer

Author: Deyve Redyson

Publisher: Universo dos Livros Editora

Published:

Total Pages: 129

ISBN-13: 8579300479

DOWNLOAD EBOOK

Arthur Schopenhauer (1788-1860) é conhecido como o filósofo do pessimismo. Escreveu sobre a vontade, a liberdade e foi um dos primeiros pensadores a falar sobre sexo, amor e demais temas cotidianos ao ser humano. No cenário filosófico, foi forte combatente do idealismo de Fichte, Schelling e Hegel, admirador confesso de Platão e Kant e também da música. Acreditava que para compreender seu pensamento seria necessário lê-lo em sua totalidade: cada linha, cada parágrafo, cada momento. Schopenhauer criou a Escola Pessimista, com o propósito de demonstrar que este é o pior dos mundos possíveis, e, por isso, para o homem seria melhor não ter nascido. Suas ideias influenciaram Nietzsche, Wagner, Tolstói, Zola, Kafka, Anatole France, Guy de Maupassant e Thomas Mann, entre muitos outros. No Brasil, inspirou Machado de Assis na obra Memórias póstumas de Brás Cubas. Em Freud, percebe-se também sua influência, inclusive com grande relevância no que diz respeito à teoria do inconsciente e à sexualidade. Segundo o psicanalista, Schopenhauer foi o primeiro filósofo a tratar da sexualidade humana. Conheça, em Dossiê Schopenhauer, as ideias do filósofo alemão que influenciou os grandes pensadores modernos.


Author:

Publisher: abecedário jurídico

Published:

Total Pages: 3783

ISBN-13:

DOWNLOAD EBOOK


Respeito, Sentimento Moral e Facto da Razão

Respeito, Sentimento Moral e Facto da Razão

Author: Flávia Carvalho Chagas

Publisher: NEPFIL online

Published: 2013-12-02

Total Pages: 110

ISBN-13: 856733201X

DOWNLOAD EBOOK

O presente livro é o resultado das pesquisas realizadas em nível de mestrado e tem como objetivo mostrar como é possível interpretar a ligação, sistematicamente crucial, entre o fato da razão e o sentimento de respeito pela lei moral a partir da análise da figura do sentimento moral. Uma das ideias mais controversas entre os comentadores da ética kantiana é justamente saber que função pode desempenhar o sentimento moral, tendo em vista a pretensão de Kant de justificar um critério de avaliação moral baseado na ideia de validade intersubjetiva e universal. Como, então, pode a consciência moral ter influência na práxis e fazer com que o agente seja capaz de tomar interesse pelo agir moral, eis o tema desta investigação.


PROPRIEDADE PRIVADA E FUNÇÃO SOCIAL SEGUNDO O MARXISMO E A TEORIA CRÍTICA

PROPRIEDADE PRIVADA E FUNÇÃO SOCIAL SEGUNDO O MARXISMO E A TEORIA CRÍTICA

Author: Felipe Frank

Publisher: Lulu.com

Published: 2019-02-15

Total Pages: 148

ISBN-13: 0359432654

DOWNLOAD EBOOK

O presente trabalho corresponde à terceira parte expandida da dissertação de mestrado do autor, defendida em 07/04/2014 no âmbito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, sob a orientação dos professores Luiz Edson Fachin e Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk. Na obra, o autor busca decompor a crítica do marxismo à propriedade privada para aclarar como se deu a construção de uma nova filosofia pautada pela luta de classes e como ela contribuiu para a criação da teoria crítica do direito, que propagou a noção de função social da propriedade.


The World as Will and Representation, Vol. 1

The World as Will and Representation, Vol. 1

Author: Arthur Schopenhauer

Publisher: Courier Corporation

Published: 2012-04-24

Total Pages: 575

ISBN-13: 0486132781

DOWNLOAD EBOOK

Volume 1 of the definitive English translation of one of the most important philosophical works of the 19th century, the basic statement in one important stream of post-Kantian thought.


The Making of a Global FIFA

The Making of a Global FIFA

Author: Luiz Burlamaqui

Publisher: Walter de Gruyter GmbH & Co KG

Published: 2023-02-20

Total Pages: 260

ISBN-13: 311075990X

DOWNLOAD EBOOK

In 1974, the Brazilian sports official João Havelange was elected FIFA’s president in a two-round election, defeating the incumbent Stanley Rous. The story told by Havelange himself describes a private odyssey in which the protagonist crisscrosses two thirds of the world canvassing for votes and challenging the institutional status quo. For many scholars, Havelange’s triumph changed FIFA’s (International Federation of Football Association) identity, gradually turning it into a global and immensely wealthy institution. Conversely, the election can be analyzed as a historical event. It can be thought of as a political window by means of which the international dynamic of a specific moment in the Cold War can be perceived. In this regard, this book seeks to understand which actors were involved in the election, how the networks were shaped, and which political agents were directly engaged in the campaign.